Periodontia

A Periodontia é a especialidade da odontologia que cuida do periodonto bucal. Peri = redor e odonto = dente. Os dentes são sustentados na boca pelo periodonto, que é formado pelos tecidos que circundam os dentes individualmente na arcada dentaria. São eles o osso alveolar, ligamentos periodontais e cemento.

Gengiva

Os pacientes nem sempre conhecem, mas um sorriso  harmônico depende muito do aspecto e anatomia da gengiva. Dentes bonitos não produzem um sorriso harmônico se a gengiva estiver inflamada e ou mal posicionada.

Um sorriso saudável precisa de uma cor de gengiva natural e rósea, anatomia gengival de arcos côncavos sem excessos e ou retrações e uma altura gengival compatível com a posição de lábios resultando em um sorriso natural. Muitas vezes uma parte  importante desta desarmonia do sorriso esta ligada a gengiva e o paciente não percebe. Só um especialista em gengiva esta apto a resolver estas questões com a devida excelência de técnica com o que existe de mais atual nesta área.

O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. O segundo passo é treinar o cliente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região: a partir do uso correto de fio dental e da escova, até indicação de acessórios mais adequados ao seu perfil.

Plástica Gengival

Geralmente as plásticas gengivais são necessárias por excesso ou falta de tecido gengival:

Excesso de gengiva ou gengiva baixa

Em muitos casos este excesso é de muito fácil e rápido tratamento. Nestes casos podemos avaliar através de exames clínicos e fotografias com precisao  a quantidade exata de tecido gengival em excesso, os dentes parecem menores e o sorriso apresenta muita gengiva para pouco dente.

Quando o excesso e devido só ao volume gengival

O tecido pode ser removido com a técnica a laser, sem a necessidade de suturas, sem sangramento e com pos operatório totalmente indolor.

Em outros casos só o laser não é o suficiente sendo necessário   técnicas mais sofisticadas muitas vezes microcirurgicas    não dolorosas e de recuperação fácil.

Retração de Gengiva

Nestes casos os dentes ficam mais compridos, as raízes expostas, dentes mais sensíveis e nos casos mais extremos teremos a perda do dente. Só um especialista com muita experiência esta  capacitado a fazer a recolocação do tecido pelas técnicas minimamente invasivas.