Endodontia

Especialidade da odontologia direcionada à procedimentos relacionados ao nervo (Polpa) do dente, por conta de uma inflamação ou de uma infecção que tenha ocorrido no local.

O profissional remove o tecido pulpar do interior da raiz do dente envolvido, limpando, medindo o comprimento radicular e vedando (obturando) esse espaço, então deixado vazio, com cones de látex.

Importante salientar que o paciente deve prontamente dar sequência ao vedamento após o tratamento, seja com uma restauração ou com uma prótese, dependendo da estrutura dental remanescente.

Cáries maiores, traumas, problemas gengivais graves ou dentes que precisem receber pinos para serem reestruturados são motivos que levam à indicação de um tratamento de canal (endodontia).

Embora a “fama” do tratamento endodôntico não seja muito boa, ela não condiz com a realidade encontrada em consultórios de ponta.

Atualmente os anestésicos, os agentes de limpeza e as medicações possibilitam procedimentos indolores e de muita previsibilidade, com alta taxa de sucesso.

Destaque deve ser dado aos avanços tecnológicos como : microscopia, onde o profissional consegue ter uma imagem até 10 x maior do interior da raiz; raio x digital, que possibilita melhor detalhamento e menor radiação comparado ao RX comum; localizador apical, que consegue a medida precisa do comprimento da raiz; entre tantos outros materiais e técnicas utilizados hoje em dia.

Portanto se essa for sua necessidade, sinta – se tranquilo em ter um tratamento endodôntico realizado, você será atendido de forma rápida, eficiente, indolor e conservadora.

Jardins
  • R. Oscar Freire